quarta-feira, 8 de junho de 2011

O primeiro Edifício da praia de icaraí

ONTEM
O primeiro edifício construído na Praia de Icaraí, esquina da Rua que leva o seu nome. Uma curiosidade do prédio refere-se aos apartamentos dos fundos maiores do que os de frente para a Praia e eram vendidos pelo mesmo preço. O detalhe é que os compradores davam preferência aos frontais, Daí a compensação. Como na época  eram raros os automóveis em Niterói o Álvares de Azevedo não tem garagem.

HOJE
A Praia de Icaraí, a mais bela de Niterói, hoje é uma parede de concreto, não  existindo espaços entre os edifícios sombreando muito a praia. A especulação imobiliária tomou conta da cidade como um todo e na Praia o último a cair foi o tradicional Icaraí Praia Clube, pioneiro no esporte do tênis. Na foto, em primeiro plano, lá está o Álvares de Azevedo, altaneiro como sempre.

4 comentários:

  1. Noooooossa! Em tão pouco tempo tanto prédio! Eu não imaginei que isso tivesse sido uma mudança tão abrupta! Lindas as fotos, muito legal a sua idéia!

    ResponderExcluir
  2. olá,carlos!
    infelizmente já acompanhava esse "buumm" imobiliário. tenho fotos até do trampolim... quanto ao IPC, meu avô foi tenista lá e a piscina ganhou o seu nome por serviços prestados e dedicação ao clube. não tem jeito: ele mesmo, meu vô, já dizia que "era o preço do progresso"; e nem imaginava que o clube que tanto lhe trouxe alegrias seria demolido cruelmente.
    abraços
    patricia

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha poder comparar o ontem e o hoje.
    Bonito trabalho. É de grande interesse. Continue.

    ResponderExcluir
  4. Estava olhando fotos antigas de Niteroi e chorei. A minha cidade natal "acabou". Era criança nos anos 70 e Icaraí era um bairro onde crianças corriam livres pelas ruas, despreocupadas, alegres, soltas. Me lembro dos casarões da Praia, mesmo já com vários prédios então erguidos em um tempo que vou considerar como a época de prata. Final de sec. 19 e início de sec. 20 deve ter sido a época de ouro deste lugar, tão tranquilo, romântico e ainda envolto em natureza. Agora só sobra o tumulto, o stress, as pessoas umas em cima das outras, o caos TOTAL, e de vez em quando um por do sol bonito, um lua cheia agradável. Estariamos MESMO caminhando para o fim de tudo? Alas, Coreia do Norte vem aí. E´ isso que vem aí. Plim plim.

    ResponderExcluir